Hoover “premiado” por James Randi

Dias atrás, foi agraciado com o Prêmio Pigasus o Dr. Richard Hoover, engenheiro da NASA e autoproclamado astrobiólogo que alegou, no início do mês passado, ter encontrado evidências de fósseis de bactérias alienígenas. O artigo que sustenta a alegação, publicado numa revista científica de baixa credibilidade entre os cosmólogos, chegou aos principais órgãos noticiosos mas recebeu uma saraivada de críticas.

O Pigasus é uma premiação irônica. Junto com o Ig Nobel, é o Framboesa de Ouro da ciência. Promovido por James Randi, ex-ilusionista e conhecido militante cético que costuma desmascarar alegações fantásticas e fenômenos paranormais ou sobrenaturais, esse prêmio é, certamente, a cereja do bolo de quem destroçou o trabalho de Hoover na internet.

Clique aqui para conferir todos os laureados. Quando uma figura como Randi faz esse tipo de chacota e te coloca no mesmo nível de Alan “Antivax” Wakefield, você oficialmente virou um saco de pancadas.

Chama a atenção o fato de que esta é a única atualização sobre a controvérsia que incendiou a blogosfera de ciência há um mês atrás (veja, abaixo, nossa série de posts) e rapidamente perdeu força. Não encontrei qualquer entrevista com Hoover, sequer alguma declaração sua em defesa de seu artigo. Ninguém procurou o cara ou ele se escondeu? É uma pena que o debate não tenha ocorrido como seria de se esperar. O fato é que seu paper ficou à mercê da enxurrada de críticas e parece que vai ser enterrado na vala comum dos resultados anômalos e da má ciência, sem sabermos exatamente se o trabalho é uma coisa ou outra.

Isso me lembra uma impagável história contada pelo filósofo da ciência Imre Lakatos, que ilustra como a comunidade científica pode varrer para debaixo do tapete resultados que conflitam com o consenso corrente. Mas ainda tenho que traduzí-la. Fica para outro post.

– Aristarco

1 comentário

Arquivado em comentário de notícia

Uma resposta para “Hoover “premiado” por James Randi

  1. Pingback: Os Anões de Tycho Brahe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s