Updates para o caso do alienígena no meteorito

Aqui vão alguns links sobre a extraordinária notícia de que um cientista encontrou fósseis de bactéria num meteorito, mencionada no post abaixo.

David Dobbs, blogueiro da Wired, traça um perfil do Journal of Cosmology e de seu principal editor, Rudolf Schild. A publicação anunciou o encerramento de suas atividades no fim de fevereiro, e a publicação do paper de Hoover deve ser um de seus últimos atos. Dobbs diz ainda não saber como se posicionar sobre as alegações de Hoover e parece ter um olhar ao mesmo tempo simpático e cauteloso com relação à publicação de Schild.

Collin Maessen, por outro lado, analisa criticamente o Journal of Cosmology do ponto de vista acadêmico. Dizer que Maessen e o resto da blogosfera não se animam é eufemismo. Dêem uma olhada vocês mesmos no site da publicação e tirem suas próprias conclusões. Não lembro onde estava a menção mais engraçada que li nos blogs: é como se o site tivesse entrado num buraco de minhoca e se transportado para os anos 90. Mas lembremos: isso não é argumento, é ad hominem.

Rosie Redfield, uma das primeiras e mais importantes vozes críticas àquela pesquisa da NASA que alegava ter descoberto uma bactéria que substituía fósforo por arsênico em sua composição, postou uma detalhada e demolidora crítica ao paper. Em resumo: “vamos andando, não há nada pra se ver aqui”.

No Nasa Watch, uma série de links – notícias sobre o paper em vários veículos e alguns outros comentários de blogueiros.

Phil do Bad Astronomy afirma cautelosamente que a reputação questionável do Journal of Cosmology e o visual do site não invalidam as alegações de Hoover, mas recomenda um olhar “especialmente cético” ao paper. Phil chama a atenção para o fato de que Hoover fez afirmações semelhantes às alegações do novo paper em 2007. O que me leva à pergunta: se as alegações fossem realmente sólidas, Hoover já não teria revolucionado a astrobiologia há três anos?

A propósito, Phil é citado no anúncio do fim do Journal of Cosmology como um “aspirante a astrônomo” e líder da “multidão de tochas e lanças” culpada pelo fim do site. A publicação haveria “ameaçado o status quo da NASA”.

Nesses links, as caixas de comentários são tão valiosas quanto os posts.

- Aristarco

About these ads

2 Comentários

Arquivado em comentário de notícia

2 Respostas para “Updates para o caso do alienígena no meteorito

  1. I’ve noticed you mention me in this article but I’m a bit at a loss with what the context is. As I don’t understand Portuguese and the online translators make an absolute mess of the translations…

    Could you be so kind as to elucidate me?

    Sincerely,
    Collin

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s