Noticiando uma controvérsia: um adendo

Além de um artigo jornalístico poder explorar conjecturas e hipóteses de forma um pouco mais livre do que um paper científico, defendo que haja uma justificativa ainda mais importante e mais convincente para o exagero do noticiário de ciência com relação ao êxito limitado da Mond.

A Mond é uma ilustre desconhecida. Fora da comunidade científica (eu diria cosmológica), pouca gente sequer ouviu falar dela. Sua importância é relativa à matéria escura. Quanto maior seu sucesso, menor a necessidade de lançar mão de uma entidade exótica. É preciso dizer (e aqui é Carroll quem informa) que mesmo com a eventual comprovação da gravidade newtoniana modificada, a cosmologia ainda não dá conta de explicar o que observa sem a matéria escura; por outro lado a existência de matéria escura, se comprovada, não exclui a necessidade de pensar numa gravidade modificada. Mas não dá pra negar que o sucesso de uma pode ter consequências negativas à amplitude de outra.

Portanto, como noticiar um estudo que relata um pequeno mas significativo sucesso da Mond? Há uma outra pergunta embutida aí: qual é o interesse desse resultado ao estado atual de conhecimento da cosmologia? A resposta deve, necessariamente, incluir um desafio à matéria escura, essa sim, habituê do noticiário de ciência. Não é apenas para apimentar a notícia que os jornalistas estamparam a matéria escura na manchete. Foi uma forma de mostrar ao público qual a importância daquele estudo relativamente às contendas disputadas em sua arena. Isso deve ser uma das prioridades do jornalismo de ciência. Se é um exagero dizer que a Mond coloca um desafio sério à existência da matéria escura, seria omissão não informar que há uma relação entre o sucesso de uma teoria marginal e os destinos da explicação dominante.

- Aristarco

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em comentário de notícia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s